Cervicalgia

Dor atrás do pescoço e afeta aproximadamente um terço dos homens e metade das mulheres durante a vida.

Imagem Cervicalgia

Entre as causas estão postura inadequada, movimentos repetitivos, patologias nas vértebras e discos da coluna, e até mesmo por alterações nas articulações têmporo-mandibulares.

Dependendo da causa a dor pode ficar localizada atrás do pescoço, irradiar para região das escápulas e até mesmo para os braços até os dedos, nos casos de hérnia de disco (principalmente).

Em casos mais graves, com compressões importantes nos nervos da coluna, pode existir fraqueza, formigamento, perda de sensibilidade nos braços. Um bom exame clínico é suficiente para saber a gravidade da lesão na maioria dos casos. Mas radiografia e ressonância são exames complementares importantes, dependendo do caso.

O tratamento é conservador na maioria dos casos, incluindo medicações analgésicas, anti-inflamatórios, relaxantes musculares, fisioterapia, acupuntura, etc.

O tratamento cirúrgico se restringe à 5% dos casos e são principalmente para dores cervicais com irradiação para um ou os dois braços. Perda de força progressiva no braço é o caso mais específico para indicação cirúrgica. Dor que não melhora com os diversos tratamento clínicos seria a outra indicação.