Conceitos Simplificados

Artrodese

É a fusão óssea, causando sua imobilidade. Geralmente indicada quando existe instabilidade (movimento anormal entre as vértebras) ou dor lombar crônica, associada ou não com ciatalgia (dores nas pernas). Geralmente com enxerto ósseo do próprio paciente e parafusos de titânio.

Imagem Conceitos Simplificados

Cervicalgia

Dor entre a nuca e a linha entre os ombros. Podem ser causadas por má postura ou movimento brusco. Quando patológica, pode ser por artrose (lesões articulares) e lesões discais (discos intervertebrais), principalmente.

Discectomia

Método cirúrgico para retirada da hérnia de disco. Pode ser por microdiscectomia (corte na linha média - mais utilizado) ou endoscópico (por vídeo - ainda esbarra no valor x resultado similiar no médio e longo prazo).

Escoliose

Curva anormal quando visto a pessoa de costas. Diagnóstico com exame clínico e Raio-X, com curvas superiores à 10 graus.

Função da Coluna Vertebral

Acomodar a medula espinhal que faz a ligação entre o cérebro e os nervos dos braços, tórax e pernas (31 pares de nervos). Composta por 33 vértebras, dá movimento e sustentação ao tronco.

Hérnia de Disco

Quando um núcleo do disco vertebral se desloca para o exterior. Pode ser sem sintomas. Pode irritar nervos provocando dor, dormência e/ou fraqueza em braço ou perna. Só 10% evoluem para cirurgia. Tratamento inclui medicamentos, fisioterapia e outros.

Lombalgia

Dor na região lombar, entre as costelas e a bacia. Lombociatalgia quando se irradia para uma ou ambas pernas. Crônica quando a duração é maior que 3 meses.

Osteoporose

Diminuição da densidade e massa dos ossos. Fragilidade óssea com maior risco de fraturas. Muitas vezes só descoberta após uma fratura por trauma mínimo, que não aconteceria em osso normal. É uma doença assintomática. Quem tem osteoporose corre risco aumentado de morte por fratura (28%).