Escoliose

Escoliose é o desvio da coluna quando visto de frente ou pelas costas do paciente. Diferente da lordose e da cifose que são curvas naturais. O normal é não ter escoliose. Lordose e cifose têm valores mínimos e máximos e poucas vezes são um problema maior, com necessidade de colete ou cirurgia.

Imagem Escoliose

O diagnóstico da escoliose é feito geralmente entre 10 e 13 anos, quando a coluna tem seu pico de crescimento.

Geralmente o diagnóstico é feito pelos pais, que notam uma diferença da altura (saliência) de uma das escápulas, um giba. O mais comum é uma giba torácica direita.

É muito mais comum nas meninas.

A utilização de colete se dá com curvas entre 20 e 40 graus e em pacientes ainda em crescimento.

O tratamento cirúrgico é feito com curvas à cima de 45-50 graus em pacientes em crescimento e 50 graus em pacientes sem potencial de crescimento. É que depois dos 50 graus haverá uma evolução aproximada de 2 graus por ano até 40 anos e 1 grau após essa idade.

O tratamento cirúrgico para curvas maiores que 45 a 50 graus é extremamente satisfatório, estética e funcionalmente. Muito importante o conhecimento de todos os tipos de escoliose pelo cirurgião pois a cirurgia tem que ser a menor possível para deixar maior movimento pós-operatório, mas também não pode ficar curta demais ou haverá uma descompensação no pós-operatório aumentando o risco de nova cirurgia. Quanto mais cedo se fizer o diagnóstico da escoliose melhor e mais eficaz será o tratamento.