Estenose do Canal Vertebral

É um estreitamento do canal vertebral (canal por onde passa a medula e nervos e coordenam os movimentos do corpo).

Imagem Estenose do Canal Vertebral

O lugar mais comum é na coluna lombar (entre as costelas e a bacia). Em segundo lugar vem a cervical.

É ocasionada por uma mistura de 3 alterações na maioria das vezes: artrose (hipertrofia das articulações da coluna para dentro canal onde passam os nervos) + degenerações discais (os discos achatam entrando em parte para dentro do canal apertando os nervos) + hipertrofia de ligamentos (os ligamentos que servem para ajudar nos movimentos e proteger os nervos e a medula, começam a engrossar numa tentativa de estabilizar algo que está funcionando errado). Existem outras causas menos comuns.

Geralmente o paciente se queixa de dificuldade progressiva para caminhar, peso nas pernas, podendo haver dor ciática, formigamento, queimação, ardência, choque e/ou câimbras nas pernas. Em casos mais extremos pode haver incontinência urinária e impotência sexual.

O tratamento é clínico desde que o paciente se mantenha estável, com dores suportáveis, sem incapacidades maiores. Utilizam-se medicações, fisioterapia, pilates, hidroginástica, academia, etc., como opções de tratamento. Mas quase nunca existe melhora no diâmetro, na compressão dos nervos.

Na falha do tratamento conservador opta-se pelo tratamento cirúrgico que é a descompressão do nervos e/ou medula que estão apertados podendo ser necessário ou não a artrodese (pinos com enxerto).