Fraturas na Coluna

As fraturas na coluna acontecem geralmente por trauma ou por osso muito frágil (osteoporose). As fraturas por trauma geralmente são por acidentes automobilísticos, quedas de altura, mergulho em água rasa e armas de fogo. Já as fraturas por osteoporose podem ocorrer até de forma espontânea ou traumas mínimos, como queda da própria altura.

Imagem Fraturas na Coluna

Os locais mais comuns de fraturas na coluna são na coluna cervical e na transição entre a coluna dorsal e lombar (onde terminam as costelas).

Poucas vezes existe tetraplegia (perda parcial ou total dos movimentos do pescoço para baixo) ou paraplegia (do tórax para baixo). Quando a perda é total e persiste por alguns dias tende a ser irreversível. Quando é parcial e tratada de forma rápida e com eficiência tende a recuperar quase todos os movimentos. Cada caso tem que ser avaliado e o tratamento individualizado.

O tratamento é conservador na maioria dos casos, com colar para a coluna cervical e coletes para a coluna dorsal e lombar.

Quando necessária a cirurgia deverá ser feita o mais rápido possível para deixar a anatomia o mais normal possível e evitar maiores sequelas.

Existem pelo menos três dezenas de tipos de fratura na coluna e só especialistas em coluna é que sabem diagnosticar e indicar o melhor tratamento, conservador ou cirúrgico, e quais técnicas são mais adequadas.